Toco, Truck, Carreta? Seja qual for o 
tipo de caminhão, todos circulam diariamente por todas as rodovias do 
Brasil, levando os mais diversos tipos de cargas para 
variados destinados.
Para efeito de segurança, O CONTRAN 
(Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode 
ser carregado pelos veículos. O limite imposte deve-se ao fato que 
quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, 
maior será a deterioração deste asfalto. Dessa maneira, os caminhões 
podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários 
eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga).
Veja quais os tipos de caminhão e suas especificações:
 Veículo Urbano de Carga (VUC):
 O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. 
Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes 
características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3
 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 3 
toneladas.
Toco ou caminhão semi-pesado:
 caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e
 outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas,
 tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 
metros.
Truck ou caminhão pesado:
 caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos 
juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor 
desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente 
receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui 
peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 
metros, como no caminhão toco.
As Carretas são uma categoria em que uma
 parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do 
motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome 
de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de 
módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:
Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado:
 é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão 
com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser engatado em vários
 tipos de carretas e semi-reboques para o transporte.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS:
 tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter 
eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso 
da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão 
exercida por cada uma no chão é menor.
Carreta 2 eixos: 
utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui 
peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta 3 eixos: 
utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 
eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo 
de 18,15 metros.
Carreta cavalo trucado:
 utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 
eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo 
também de 18,15 metros.
Bitrem ou treminhão:
 é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete 
eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. 
Os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um 
cavalo-mecânico trucado.
Rodotrem: é uma 
combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um 
total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 
toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por 
um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só 
pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um 
trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).
O bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).
Transporte de Cargas Especiais:
A transportadora IRGA Lupercio Torres S.A. especializada em cargas especiais, investiu
 R$ 8 milhões em 48 novas linhas de eixo da fabricante francesa Nicolas.
 Com 7,60 m de largura e disposição para 2 000 toneladas, a empresa 
adquiriu uma carreta gigante com capacidade para transporte de cargas 
superpesadas.
O grupo IRGA conta com cerca de 600 funcionários e tem participado de projetos importantes tanto
 em logística quanto em infraestrutura, como por exemplo, o apoio à 
construção de estradas, portos, usinas hidrelétricas, nucleares, 
termelétricas e eólicas, bem como na prospecção de petróleo em terra e 
em mar, na implantação de refinarias, e no parque industrial brasileiro,
 entre outras grandes obras.
A aquisição dessas super carreta foi feita para auxiliar o transporte de cargas especiais e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura e logística. Assim
 como os joint ventures que a organização possui: com a empresa 
holandesa Mammoet, voltada ao transportes especiais e guindastes e a 
Fracht, grupo suíço especializado na logística internacional de cargas 
de projetos.
 Com informações de:



Nenhum comentário:
Postar um comentário