Que se pronuncie o importador que inclui no custo da importação a eventual sobre-estadia, ou demurrage de contêiner.
Não é incomum a incidência de demurrage de importação. Por isso, considere:
- Negociar o prazo livre junto com o frete de importação.
 - Conhecer os valores diários cobrados após o prazo livre. US$ 100 a menos na tarifa podem ser consumidos em dois dias a mais de demurrage por contêiner.
 - Acompanhar o processo de importação desde a origem e ter os documentos e processo em ordem para agilizar a nacionalização.
 - Fazer uma inspeção da condição externa do contêiner antes de tirá-lo do terminal portuário.
 - Devolver o contêiner limpo de resíduos e no local indicado pelo armador.
 - Manter seus registros e documentos da devolução.
 
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Dependendo do tráfego de origem, os 
prazos livres podem variar significativamente. Entenda-se por prazo 
livre o tempo em dias e sem custo de sobre-estadia,  para que a unidade 
seja devolvida ao local indicado como depósito de contêineres vazios do armador.
 Na maioria das vezes são as práticas concorrenciais que definem o tempo
 livre e também o valor da diária cobrada após o vencimento do prazo 
livre estabelecido. Os prazos livres mais generosos estão no tráfego da 
Ásia, de onde vêm os maiores volumes de importação e onde ficam entre 25 e 30 dias, a partir da descarga.
Para outras origens, como Europa e 
América do Norte, os prazos médios negociados tendem a ficar por volta 
de 15 dias. E, quando os prazos livres de demurrage não são incluídos  na ocasião da negociação do frete marítimo de importação, a tabela padrão do armador
 será aplicada no destino. Neste caso, os prazos livres de custo vão 
ficar por volta de 7 a 10 dias para a carga seca e entre 2 a 5 dias para
 a carga refrigerada.
Em torno de 90% da importação conteinerizada no Brasil, é acomodada em contêiner dry(para
 carga seca) e os restantes 10% são efetivamente usados para produtos 
mantidos sob refrigeração. As diárias são estabelecidas, normalmente, 
 em US$  nos tráfegos internacionais. Para alguns armadores, as tarifas 
são maiores à medida que o contêiner  fica maior tempo com o importador.
 Nesses casos a tarifa
 pode duplicar seu valor diário a partir da terceira semana após o prazo
 livre. Os valores diários começam ao redor de US$ 30 a US$ 60 o contêiner de 20 pés e 40 pés, respectivamente, para a carga seca.
Na cabotagem as tarifas diárias são estabelecidas na moeda local, em reais, e esses valores refletem a conversão dos valores indicativos do transporte de longo curso. Como o trâmite de liberação da carga após a descarga no porto de destino é bem menos burocrática, os prazos livres também não variam tanto.
Não negociar na hora da contratação do frete, significa abrir mão da margem, acrescentar custo à importação.
 Além disso, conhecer as obrigações e direitos e manter seus registros 
organizados  é sempre importante para confrontar cobranças futuras e 
controlar seus custos.
Por Clara Rejane Scholles | @comexblog 


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