quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reutilização de Containers - Casas e Escritorios

A reutilização de containers usados para outros fins que não seja transportar carga cresce nos Estados Unidos. Existem várias razões para isso. Primeiro porque é mais barato para uma companhia de navegação comprar novos containers do que transportá-los vazios de volta para casa, o que cria uma pilha de containers nos portos que construtores e reformadores de containers podem obter por preços baixos.

Além disso os containers são feitos de metal, o que faz com que fiquem firmes onde são colocados, sem mencionar sua resistência à chuva, incêndio e outras interpéries. Eles estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos ( o mais comum sendo de 2,44 m de largura, 2,59 m de altura e 12,19 m de comprimento), o que os fazem ideais para casas ou escritórios modulares.

Algumas empresas se especializaram em vender e reformar containers, como as norte-americanas Sea Box e American Mobile Office & Container.

containers transformados em escritório pela Sea Box
container transformado em oficina pela Sea Box


container transformado em stand de vendas móvel pela American Mobile Office

 



A empresa de arquitetura de Nova York LOT-EK desenvolveu um protótipo para uma casa feita de containers, a Container Home Kit, que pode ser feita em vários tamanhos, aumentando o número de containers. Veja as imagens:


Casa de container uma solução construtiva

Casa de container uma solução construtiva

by Alexandre


Com o surgimento de novas tecnologias construtivas, o container surge como nova alternativa para a diminuição do déficit habitacional. Basicamente a sua estrutura é composta por um container, que sem o devido tratamento é um ambiente escuro e sem ventilação.

A customização dos containers é relativamente rápida e muitas empresas fazem projetos direcionados ao comércio, casas e escritórios, por ser um sistema construtivo de fácil ampliação, através de um sistema modular de encaixes que amplia de forma significativa as estruturas.


Empresas de vários locais do mundo vendem projetos prontos para atender as mais variadas necessidades. A utilização do container no comércio é atrelada a oportunidade de criar projetos ágeis e elegantes, aliado a requinte e customização.

Uma das características da casa de container pode ser descritas como:
  • Baixo custo de construção;
  • Estruturalmente sólidas;
  • Fácil transporte;
  • Flexibilidade construtiva;
  • Reutilização de containers em desuso;
  • Curto prazo de construção;
Um dos focos deste sistema são construções ecologicamente corretas, pois reutilizam os containers que não podem ser mais utilizados para transporte marítimo, e os transformam e beneficiam em belas edificações.

Seu isolamento térmico e acústico é realizado com aplicação de lã de vidro ou lã de rocha, que são colocadas em forma de sanduiche, entre a estrutura e placas que podem ser cimentícias ou OSB. Nestes vãos, cria-se passagem para a colocação de tubos de elétrica e canos hidrosanitários.


A casa de container aceita vários tipos de acabamento, muito semelhante a construções com light steel framing, desde acabamentos lisos com a utilização de placas cimentícias e acabamento com madeira.

A construção com container possibilita a execução da obra em terrenos difíceis, pois não necessita de fundações de grande porte, utilizam-se apenas brocas com pouca profundidade para apoio da estrutura e fixação.

A utilização do container pode ser feita para as mais variadas necessidades possíveis, tais como:
  • Casa de empregados;
  • Escritórios;
  • Casas;
  • Lanchonetes;
  • Sorveterias;
  • Casas de materiais;
  • Residências multifamiliares;
casa de container3 casa de container2

Com informações de:

Monte seu Projeto


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Paralisação de trabalhadores interrompeu carregamentos nos portos paranaenses

 
Cerca de 400 trabalhadores portuários avulsos (TPAs) que responderam à chamada do turno das 7h às 13h, no Porto de Paranaguá, cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira (22), mesmo com a liminar concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) impedindo o movimento. Eles aderiram ao movimento dos trabalhadores portuários de todo o país que decidiu por realizar uma greve geral nos portos do país para demonstrar o descontentamento com a Medida Provisória n. 595/12, editada pelo Governo Federal em dezembro do ano passado. O dado é do Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (Ogmo), mas não leva em conta os caminhoneiros ligados à Cooperativa de Transportes e à Coopadubo, que também aderiram ao movimento.

A paralisação dos trabalhadores impossibilitou a operação, no período da manhã, dos 16 navios que estão atracados no cais dos portos de Paranaguá e Antonina. Somente um navio de granel líquido, que não depende de mão de obra, operou normalmente. Nas demais fainas, os trabalhadores foram requisitados, entraram no Porto, mas não assumiram as funções.

Nos terminais privados, as estruturas de recepção de caminhões e vagões permaneceu normal pela manhã. Somente no recebimento dos granéis do corredor de exportação (parte pública), houve paralisação.

A manifestação dos trabalhadores foi totalmente pacífica e não foram registrados distúrbios ou aglomerações decorrentes do protesto.


A partir das 13 horas, as atividades nos portos paranaenses foram retomadas normalmente. 


Com informações de: Porto Gente

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dumping, Antiduping...OMC, como tudo isso funciona?


A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que lida com as leis de comércio, visando resolver problemas e desavenças. No caso dos EUA ele é altamente protecionista, quero dizer que os EUA encarece produtos agrícolas como laranja e algodão vindo de outros países e abate também alguns impostos dos produtores interno, ele encarece tanto o produto vindo de fora que os produtos produzidos por eles ficam mais em conta para a população dificultando a entrada de produtos de outro país em seu mercado interno, fazendo uma pratica econômica chamada de antidumping. Veremos isso mais a frente…


E o que é Dumping?

Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.

Antidumping: têm como objetivo neutralizar os efeitos danosos à indústria nacional causados pelas importações objeto de dumping, por meio da aplicação de alíquotas específicas (fixadas em dólares dos EUA e convertidas em moeda nacional), ad valorem (sobre o valor aduaneiro da mercadoria em base FOB, no Brasil) ou de uma combinação de ambas.
Continuando…

Atualmente a OMC(em portugues) ou WTO(em ingles) tem 153 membros espalhados pelo mundo e sua sede é em Genebra na Suiça.
Países pertencentes a OMC
Quais são as funções da OMC?
- Gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio
- Servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais) 
- Supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização(verificar as políticas comerciais nacionais).
- Sistema de resolução de Controvérsias da OMC:   
- É um mecanismo criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. As negociações na OMC são feitas em Rodadas.
A OMC foi criada pelo Tratado de Marrakesh, que é composto de um grupo de tratados. O sistema funciona de um modo progressivo. Em primeiro lugar, o país que está tendo algum problema pede consultas. Se não se consegue chegar a um resultado com as consultas, eles pedem a instauração de um painel.Chama-se painel um grupo de três pessoas que, em princípio, deveriam ser indicadas de comum acordo pelas partes. A função desses árbitros é preparar um relatório em que explicam qual é a situação, e terminam fazendo uma recomendação que é a de que se modifique tal ou qual prática porque ela estaria prejudicando uma parte, tirando um direito que foi concedido a ela pelo tratado, ou praticando algum ato que o tratado proíbe de fazer.O relatório será mandado, dentro de 60 dias, para uma reunião global de todos os embaixadores, que devem aprovar ou não o conteúdo. Neste intervalo, uma das partes pode apelar, no todo ou em parte, do teor do relatório.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tipos de caminhões (Transporte de Carga)

Toco, Truck, Carreta? Seja qual for o tipo de caminhão, todos circulam diariamente por todas as rodovias do Brasil, levando os mais diversos tipos de cargas para variados destinados.

Para efeito de segurança, O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos. O limite imposte deve-se ao fato que quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior será a deterioração deste asfalto. Dessa maneira, os caminhões podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga).

Veja quais os tipos de caminhão e suas especificações:

 Veículo Urbano de Carga (VUC): O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 3 toneladas.

Toco ou caminhão semi-pesado: caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

Truck ou caminhão pesado: caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.

caminhões frete transportadoras

As Carretas são uma categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:

Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques para o transporte.

Cavalo Mecânico Trucado ou LS: tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no chão é menor.
Carreta 2 eixos: utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta cavalo trucado: utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros.

Bitrem ou treminhão: é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.

Tipos de Caminhão Frete 2

Rodotrem: é uma combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).


Transporte de Cargas Especiais:
A transportadora IRGA Lupercio Torres S.A. especializada em cargas especiais, investiu R$ 8 milhões em 48 novas linhas de eixo da fabricante francesa Nicolas. Com 7,60 m de largura e disposição para 2 000 toneladas, a empresa adquiriu uma carreta gigante com capacidade para transporte de cargas superpesadas.
 
O grupo IRGA conta com cerca de 600 funcionários e tem participado de projetos importantes tanto em logística quanto em infraestrutura, como por exemplo, o apoio à construção de estradas, portos, usinas hidrelétricas, nucleares, termelétricas e eólicas, bem como na prospecção de petróleo em terra e em mar, na implantação de refinarias, e no parque industrial brasileiro, entre outras grandes obras.
 
A aquisição dessas super carreta foi feita para auxiliar o transporte de cargas especiais e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura e logística. Assim como os joint ventures que a organização possui: com a empresa holandesa Mammoet, voltada ao transportes especiais e guindastes e a Fracht, grupo suíço especializado na logística internacional de cargas de projetos.

 Com informações de:

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Curiosidade - Calado e Profundidade



Calado - Expressão do transporte marítimo, tecnicamente é a distância da lâmina d'água até a quilha do navio.   

Muitas pessoas confundem calado com profundidade. É comum falar que determinado cais tem calado de 18 metros, por exemplo. Essa expressão, porém, está errada. 

Calado designa a marca de segurança do navio até a lâmina. Quanto maior o calado, a tendência é que o navio seja mais largo e conseqüentemente, transporte maior quantidade de cargas. Já quando nos referimos aos portos (cais), estamos nos referindo à profundidade do porto. 

Portanto, navio possui Calado enquanto os portos possuem profundidade.

Porto de Roterdã

Possui um calado de 24m, tornando-o um dos únicos dois portos no mundo capazes de receber o maior navio graneleiro do mundo, o Berge Stahl, que transporta minério de ferro do Brasil para lá. O navio, com um calado de 23m, deixa apenas 1 metro de folga quilha ao solo do oceano quando atraca em Roterdã, precisando assim contar com a ajuda da maré para operar com segurança. Este navio sai do Terminal de Ponta da Madeira, um porto privado operado pela Companhia Vale do Rio Doce, próximo a São Luís, no Maranhão (este porto tem calado de mais de 26m durante a maré baixa).

Video sobre o Porto de Roterdã:


Com informações de:
Porto Gente
Portal do Marketing
Logistica Descomplicada

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Decorando com Palettes...


Área Social com Palettes

Decorando com Palette...

Ideias sustentáveis:

Salas, circulação, hall...
 Geniais soluções de mesas de centro, auxiliar, jantar, trabalho...

Mesa Decorativa Auxiliar, pode funcionar como aparador... 


Mesa de Centro com acabamento em vidro...


Mesa Simples... 


Mesa cozinha...


Mesa de centro com rodinhas... 


Mesa de centro simples... 


Mesa de centro rústica... 


Mesa de centro natural... 


Mesa... 


Mesa de centro charmosa e descontraída... 


Mesa de centro natural e ecológica... 


Mesa...


Diversos tipos... 


Mesa de centro personalizada, original com revisteiro e rodinhas... 


Mesa rústica... 


Mesa de centro com revisteiro e banquinho auxiliar... 



Mesa de trabalho... 


Ambiente criado e decorado pelo Madeira Usada Home & Depot

Neste negócio de fuçar aqui, fuçar ali, a gente descobre coisas muito bacanas. Dias atrás quando escrevi sobre decks feitos com pallets usados, caiu nas minhas mãozinhas de blogueira um lance interessante de móveis feitos com o mesmo material. Tenho certeza que vocês vão curtir também.
Todo mundo já viu um zilhão de fotos por todos os lados com decorações usando pallets, desde os simplezinhos, até os chiquetérrimos com direito a design e assinatura de arquiteto famoso. Mas eu, pelo menos, ainda não tinha visto nada real, prático, fácil e ao alcance das mãos, ou do teclado do micro. Aí conheci o trabalho do Fábio Alexandre do site Madeira Usada.
Como eu sou “pouco” chegada em reciclagem, né gente, grudei os olhos de cara e achei genial porque no site com um blog conjugado, o Fabio explica direitinho como os pallets são reaproveitados e também fala sobre a proteção extra que essas madeiras ganham antes de se transformarem em seus eco-móveis.
Mesa de centro feita com pallets reciclados Mesa
de centro
cheia de estilo
feita com
pallets usados
Detalhe
dos rodízios
da mesa de centro
Pés de mesa de centro com rodízios

Resumindo, o Madeira Usada Home & Depot, constrói vários tipos de móveis reciclando pallets e madeiras de embalagens. Você ainda tem opção de escolher o acabamento da cor da madeira, entrando em contato através da loja virtual. E não menos bacana, dá pra adquirir o pallet em unidades para você mesmo criar suas peças, com a vantagem de saber que ele já vem lixado e com todo o tratamento da madeira aplicado.
Em tempos de sustentabilidade, essa é uma verdadeira opção de consumo consciente. Vale conhecer e descobrir as possibilidades e os detalhes desse produto que anda tão na moda, o pallet.

Baú de madeira reciclada, eucalipto Banqueta de bar, com desenho rústico e arrojado

O site Madeira Usada tem link para o blog, com várias imagens dos procedimentos de construção além de peças prontas com seus respectivos valores.
Só para lembrar, essa coluna Garimpos da Cris não é patrocinada. Eu achei, gostei e estou compartilhando essa opção com vocês. Aqui na Vila é assim.
Leiam mais sobre pallets, cliquem em Deck de pallet reciclado, como fazer

Podemos reutilizar os pallets em casa, e transformá-los em móveis incríveis e de baixo custo, contribuindo para a reciclagem e sustentabilidade do nosso planeta! :)




As idéias não param por aí, você pode usar a criatividade e usar os pallets para muitas outras coisas!
Se não achar pallets por aí, nesse site você consegue comprar todos os tipos :)

 de Jargelic Angel em 09/04/12


 Todos esses modelos foram encontrados na internet, estou fazendo
o meu inspirado nesses modelos, depois irei postar aqui. 
Não são uma graça? A natureza agradece.
Com informações de:
Planetaideia
Edpinturaseartes