sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tipos de caminhões (Transporte de Carga)

Toco, Truck, Carreta? Seja qual for o tipo de caminhão, todos circulam diariamente por todas as rodovias do Brasil, levando os mais diversos tipos de cargas para variados destinados.

Para efeito de segurança, O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos. O limite imposte deve-se ao fato que quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior será a deterioração deste asfalto. Dessa maneira, os caminhões podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga).

Veja quais os tipos de caminhão e suas especificações:

 Veículo Urbano de Carga (VUC): O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 3 toneladas.

Toco ou caminhão semi-pesado: caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

Truck ou caminhão pesado: caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.

caminhões frete transportadoras

As Carretas são uma categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:

Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques para o transporte.

Cavalo Mecânico Trucado ou LS: tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no chão é menor.
Carreta 2 eixos: utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta cavalo trucado: utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros.

Bitrem ou treminhão: é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.

Tipos de Caminhão Frete 2

Rodotrem: é uma combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).


Transporte de Cargas Especiais:
A transportadora IRGA Lupercio Torres S.A. especializada em cargas especiais, investiu R$ 8 milhões em 48 novas linhas de eixo da fabricante francesa Nicolas. Com 7,60 m de largura e disposição para 2 000 toneladas, a empresa adquiriu uma carreta gigante com capacidade para transporte de cargas superpesadas.
 
O grupo IRGA conta com cerca de 600 funcionários e tem participado de projetos importantes tanto em logística quanto em infraestrutura, como por exemplo, o apoio à construção de estradas, portos, usinas hidrelétricas, nucleares, termelétricas e eólicas, bem como na prospecção de petróleo em terra e em mar, na implantação de refinarias, e no parque industrial brasileiro, entre outras grandes obras.
 
A aquisição dessas super carreta foi feita para auxiliar o transporte de cargas especiais e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura e logística. Assim como os joint ventures que a organização possui: com a empresa holandesa Mammoet, voltada ao transportes especiais e guindastes e a Fracht, grupo suíço especializado na logística internacional de cargas de projetos.

 Com informações de:

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