Toco, Truck, Carreta? Seja qual for o
tipo de caminhão, todos circulam diariamente por todas as rodovias do
Brasil, levando os mais diversos tipos de cargas para
variados destinados.
Para efeito de segurança, O CONTRAN
(Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode
ser carregado pelos veículos. O limite imposte deve-se ao fato que
quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto,
maior será a deterioração deste asfalto. Dessa maneira, os caminhões
podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários
eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga).
Veja quais os tipos de caminhão e suas especificações:
Veículo Urbano de Carga (VUC):
O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas.
Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes
características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3
metros e limite de emissão de poluentes. A capacidade do VUC é de 3
toneladas.
Toco ou caminhão semi-pesado:
caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e
outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas,
tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14
metros.
Truck ou caminhão pesado:
caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos
juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor
desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente
receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui
peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14
metros, como no caminhão toco.
As Carretas são uma categoria em que uma
parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do
motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome
de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de
módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:
Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado:
é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão
com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser engatado em vários
tipos de carretas e semi-reboques para o transporte.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS:
tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter
eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso
da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão
exercida por cada uma no chão é menor.
Carreta 2 eixos:
utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui
peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta 3 eixos:
utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3
eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo
de 18,15 metros.
Carreta cavalo trucado:
utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3
eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo
também de 18,15 metros.
Bitrem ou treminhão:
é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete
eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas.
Os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um
cavalo-mecânico trucado.
Rodotrem: é uma
combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um
total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74
toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por
um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só
pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um
trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).
O bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).
Transporte de Cargas Especiais:
A transportadora IRGA Lupercio Torres S.A. especializada em cargas especiais, investiu
R$ 8 milhões em 48 novas linhas de eixo da fabricante francesa Nicolas.
Com 7,60 m de largura e disposição para 2 000 toneladas, a empresa
adquiriu uma carreta gigante com capacidade para transporte de cargas
superpesadas.
O grupo IRGA conta com cerca de 600 funcionários e tem participado de projetos importantes tanto
em logística quanto em infraestrutura, como por exemplo, o apoio à
construção de estradas, portos, usinas hidrelétricas, nucleares,
termelétricas e eólicas, bem como na prospecção de petróleo em terra e
em mar, na implantação de refinarias, e no parque industrial brasileiro,
entre outras grandes obras.
A aquisição dessas super carreta foi feita para auxiliar o transporte de cargas especiais e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura e logística. Assim
como os joint ventures que a organização possui: com a empresa
holandesa Mammoet, voltada ao transportes especiais e guindastes e a
Fracht, grupo suíço especializado na logística internacional de cargas
de projetos.
Com informações de:
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