A Agência
 Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o
 Instituto Nacional do Plástico (INP) realizaram, na sexta-feira, 30, em
 São Paulo (SP), o Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar e assinaram 
convênio para o desenvolvimento de ações do Projeto Export Plastic.
O
 Projeto é uma parceria da Apex-Brasil com o INP desde 2003 e tem por 
objetivo aumentar as exportações da indústria do plástico principalmente
 nos seguintes mercados-alvo: Estados Unidos, África do Sul, Angola, 
Rússia, Panamá, México, Costa Rica, Espanha, Canadá, Holanda, França, 
Alemanha, Ucrânia, Inglaterra, Portugal, Polônia e Itália.
"A
 parceria da Apex-Brasil com o INP tem possibilitado que novas empresas 
do setor se insiram no mercado internacional e que as que já exportam 
ampliem os mercados onde atuam. As ações promovidas pelo Projeto 
(promoção comercial, inteligência competitiva e capacitação das 
empresas, dentre outras) têm proporcionado excelentes oportunidades de 
negócios para as empresas participantes, incentivam o desenvolvimento da
 cultura exportadora no setor e reforçam o posicionamento do Brasil no 
mercado internacional", afirmou o diretor de Negócios da Apex-Brasil, 
Rogério Bellini.
O
 convênio, que terá vigência até maio de 2014, atende atualmente 85 
empresas e prevê, dentre outras ações, a participação em feiras 
internacionais e missões comerciais e prospectivas. Em 2012, as empresas
 do Projeto participaram de importantes feiras, como Expopack (México), 
Fachpack (Alemanha), Equip Hotel (França), Colombiaplast (Colômbia) e 
PackExpo (EUA).
Em
 2011, as empresas participantes do Projeto Export Plastic exportaram 
US$ 221,651 milhões. De janeiro a outubro deste ano, as empresas 
totalizaram US$ 145,894 milhões de exportações.
No
 Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, também foram apresentados 
temas de interesse do setor, com destaque para a internacionalização das
 empresas participantes do Projeto, além de produtos e serviços 
disponibilizados pela Apex-Brasil e pelo INP para auxiliar as empresas a
 conquistar ou ampliar sua inserção no mercado internacional.
Fonte: Apex-Brasil

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