Porto de Paranaguá se especializa na movimentação de cargas especiais

 
Peças gigantes espalhadas ao longo do cais e em pontos da área primária 
do Porto de Paranaguá. Para quem está acostumado a ver as cargas de 
granel e contêineres sendo movimentadas pelo Porto, estes equipamentos 
de grande porte tem mudado a paisagem de quem visita o terminal 
paranaense.
Na semana passada, mais uma peça gigante desembarcou em Paranaguá. 
Trata-se de uma prensa de 160 toneladas e 5,3 metros de altura, para a 
empresa WHB Fundição. Além da adaptação logística dentro do Porto, o 
transporte do equipamento também exige cuidados. Para levar a prensa até
 Curitiba, onde será instalada, será necessário um caminhão com 71 
metros de comprimento.
Receber equipamentos desta magnitude já não é mais novidade no Porto de 
Paranaguá, que nos últimos meses recebeu peças destinadas a diferentes 
projetos de grande porte. Até meados de 2012, o porto receberá cerca de 
30 mil toneladas em peças para a construção da maior fábrica de celulose
 do mundo, que esta sendo feita em Três Lagoas (MS), da Eldorado Papel e
 Celulose, bem como peças da nova unidade da Arauco do Brasil. que está 
sendo instalada em Jaguaraíva, no Paraná.
Esse tipo de operação portuária é caracterizada como uma operação 
especial. Exige definição prévia do berço de atracação, de acordo com o 
espaço disponível para manobrar as cargas e a capacidade do piso, além 
da logística para saída do terminal.
“A facilidade de atracação, o calado, o tamanho de cais e a capacidade 
do piso são fundamentais para receber peças com esse porte diferenciado.
 Poucos portos no país oferecem as condições disponíveis em Paranaguá 
para estas operações”, afirma o superintendente da Administração dos 
Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron. “Temos feito um grande 
esforço para divulgar essa capacidade de infraestrutura e, ao mesmo 
tempo, oferecer novas facilidades aos operadores”, diz.
ESTRUTURA – O porto está concluindo uma licitação para construção de um 
portão especial, com largura e capacidade de manobra facilitadas para 
esse tipo de peças, destinadas a grandes projetos. Em outra frente de 
trabalho, será preparada uma nova área, fora da zona primária do porto, 
para armazenagem de peças de grande porte.
O acesso do Porto de Paranaguá para outras regiões (reta única para sair
 da cidade e ter acesso a rodovias, sem passar no meio de outras cidades
 para chegar a outros estados) é considerado um dos melhores do país, 
mas o esforço da administração do porto para facilitar a movimentação de
 cargas é reconhecido pelos operadores portuários.
“Um dos principais fatores facilitadores em Paranaguá é o acesso à 
autoridade portuária. Hoje existe acesso fácil e somos atendidos 
rapidamente para fazer a programação dos navios, obter autorização de 
entrada e saída e a alocação de espaço para equipamentos”, afirma Manuel
 J.H. Rosa Jr, gerente operacional da TWJM, operadora logística que 
trabalha com cargas especiais em Paranaguá.
O operador destaca ainda a qualidade da mão-de-obra dos trabalhadores 
avulsos empregados pelas operadoras parceiras dos projetos, que são 
várias. “São diversas empresas e todas estão capacitadas para atuar 
nesses projetos. Paranaguá também é um dos terminais que mais oferece 
facilidades operacionais com a mão-de-obra, sem atrito com sindicatos”, 
explica.
A inexistência de obrigatoriedade na contratação de operadores de cargas
 é outro fator facilitador para as operações em Paranaguá, dando maior 
maleabilidade no preço e na gestão da operação. “Além disso, Paranaguá 
tem uma das taxas mais baixas do país e ainda oferece 15 dias de 
free-time para contêineres, o que incentiva que a carga seja movimentada
 rapidamente, em vez de ficar armazenada”, afirma o operador.
Já passaram por Paranaguá também as peças para a ampliação da fábrica da
 Incepa, em São Mateus do Sul (PR), e para a construção de moinhos de 
cimento em uma unidade da Votorantin em Rio Branco do Sul (PR). Fora 
isso, todo o equipamento usado na implantação de uma fábrica de papel da
 Klabin, em Telêmaco Borba (PR), também chegou por Paranaguá. 
Fonte: Apreflorestas
 
 
 
          
      
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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