Importações de roupas acumularam 
555,9 milhões de peças até setembro, resultado 20,9% maior quando 
comparado ao mesmo período de 2011. Em valores, foram acumulados US$ 
1.646,2 milhões, resultado 29,6% maior que em 2011.
Já as exportações de roupas somaram 20,5
 milhões de peças, resultado 27,6% menor quando comparado ao mesmo 
período de 2011. Em valores, foram acumulados US$ 110,3 milhões, 17,7% 
abaixo quando comparado ao mesmo período em 2011, de acordo com a 
MDIC/Secex.
O empresário José Luiz 
Gandini, que importa a marca coreana Kia no Brasil, fez hoje uma crítica
 ao sistema de cotas de importações estabelecido no novo regime 
automotivo. O programa limita em 4,8 mil carros as importações sem os 30
 pontos adicionais do IPI.
O problema é que a Kia importa uma média de 52 mil automóveis por ano e 
terá, portanto, que bancar o IPI cheio na maioria das unidades vendidas 
no país. Gandini disse ser favorável à definição de cotas baseada nas 
importações feitas pelas empresas nos últimos três anos, como foi feito 
no novo regime automotivo.
O empresário, contudo, defendeu que a distribuição destas cotas deveria 
ser proporcional ao volume de cada marca no mercado brasileiro. Durante 
evento reservado à imprensa no Salão do Automóvel, ele voltou a dizer 
que a Kia foi a grande prejudicada dentro do regulamento do regime.
Segundo Gandini, a instalação de uma fábrica da Kia no Brasil ainda é um
 projeto em estudo, sem definição pela montadora coreana. Depois de 
vender 77 mil carros no ano passado, a Kia espera reduzir este volume 
para 45 mil automóveis neste ano, mantendo o patamar em 2013.
Sem uma fábrica no Brasil, a estratégia da marca deverá ser mudar o mix 
de produtos, dando foco maior a carros sem concorrentes no país, uma vez
 que os veículos nacionais têm vantagens tributárias. "A marca 
continuará viva, com fábrica ou sem fábrica", comentou Gandini. Ele 
admitiu, contudo, que sem uma linha de produção local a Kia será 
obrigada a operar em uma escala menor de vendas no país.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/10/23/kia-critica-cotas-de-importacao-do-novo-regime-automotivo.jhtm
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23 de outubro de 2012

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