terça-feira, 9 de abril de 2013

ARTIGO: A função do líder: buscar a unidade da equipe


Já aprendemos as diferenças entre um grupo e uma equipe. Grupo é formado por pessoas com um mesmo objetivo, porém cada uma trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e, algumas vezes, acabam competindo entre si. No grupo não há respeito pela diferença de opiniões, de experiências, de conhecimento, de habilidade e até mesmo de atitude, pois as pessoas se vêem não como uma pessoa que possa ajudar, mas sim que possa atrapalhar.
Por outro lado, na equipe todos estão voltados para o mesmo objetivo, porém possuem papéis claros e definidos, e trabalham em coletividade, uns ajudando aos outros, criando uma atmosfera favorável para exercer a criatividade, a empatia, as habilidades, a troca de experiências e de conhecimento e atitudes que levem a uma sinergia entre os membros.
A linha entre uma e outra situação é muito tênue. Em alguns casos pensamos que estamos trabalhando em equipe, todos se empenham, trocam experiências e conteúdos favoráveis para atingir os resultados esperados e alcançar os objetivos propostos. Porém, o líder deve sempre pensar que o menor da equipe é o mais importante.
"O menor da equipe é o mais importante?" Respondo que sim.
Uma das principais atividades do líder é manter a unidade da sua equipe. Manter a unidade significa deixar claro que todos possuem a mesma importância, que todos são membros de uma complexa engrenagem que, para atingir os resultados, precisam trabalhar juntos, precisam aprender a conviver, a se respeitarem. Em resumo, para que consigam atingir os objetivos o principal é o relacionamento entre a equipe. Quando afastamos aquele membro da equipe que parece não ter importância, aquele que apresenta ideias diferentes, ou mesmo aquele que tem dificuldades ou limitações para acompanhar o restante da equipe, mas que desempenha atividade igualmente importante dentro de um conjunto que busca resultados coletivos, estamos mostrando que não vivemos uma unidade, e se não vivemos em unidade não temos uma equipe, temos um grupo, um amontoado de pessoas que procura afastar o membro que consideram de menor importância. Quando afastarem o menor, logo aparecerá outro em seu lugar e mais uma vez repetirão o esforço para afastar este novo membro menor, e assim sucessivamente, até que todo a "equipe" se deteriorará.
O líder e todos os membros devem enxergar a equipe como um corpo, onde todos são importantes. Em um organismo, todos os membros são importantes, não há aquele que possui maior ou menor importância. É errado acreditar que alguém que desempenha uma atividade complexa em uma equipe é mais importante do que aquele que desempenha uma função limitada. Todos se completam como um organismo vivo. Não há como dizermos "minha mão esquerda me parece inadequada, muito fraca, vou afastá-la do restante do meu corpo".
Não apenas o líder, como todos os membros de uma equipe que desejam alcançar resultados, atingir os objetivos e obter sucesso, devem preservar a unidade da equipe, com respeito e com apoio mútuo. Devem aprender a desenvolver o relacionamento. Aprenderem a se relacionar uns com os outros reconhecendo a igual importância que há entre todos, pois na equipe que preserva a unidade não há menor ou maior.

Sandro Cândido, Tags: equipe, grupo, líder, unidade | Categorias: Gestão de Pessoas | URL: http://wp.me/pjIXm-e9

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