Que se pronuncie o importador que inclui no custo da importação a eventual sobre-estadia, ou demurrage de contêiner.
Não é incomum a incidência de demurrage de importação. Por isso, considere:
- Negociar o prazo livre junto com o frete de importação.
- Conhecer os valores diários cobrados após o prazo livre. US$ 100 a menos na tarifa podem ser consumidos em dois dias a mais de demurrage por contêiner.
- Acompanhar o processo de importação desde a origem e ter os documentos e processo em ordem para agilizar a nacionalização.
- Fazer uma inspeção da condição externa do contêiner antes de tirá-lo do terminal portuário.
- Devolver o contêiner limpo de resíduos e no local indicado pelo armador.
- Manter seus registros e documentos da devolução.
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Dependendo do tráfego de origem, os
prazos livres podem variar significativamente. Entenda-se por prazo
livre o tempo em dias e sem custo de sobre-estadia, para que a unidade
seja devolvida ao local indicado como depósito de contêineres vazios do armador.
Na maioria das vezes são as práticas concorrenciais que definem o tempo
livre e também o valor da diária cobrada após o vencimento do prazo
livre estabelecido. Os prazos livres mais generosos estão no tráfego da
Ásia, de onde vêm os maiores volumes de importação e onde ficam entre 25 e 30 dias, a partir da descarga.
Para outras origens, como Europa e
América do Norte, os prazos médios negociados tendem a ficar por volta
de 15 dias. E, quando os prazos livres de demurrage não são incluídos na ocasião da negociação do frete marítimo de importação, a tabela padrão do armador
será aplicada no destino. Neste caso, os prazos livres de custo vão
ficar por volta de 7 a 10 dias para a carga seca e entre 2 a 5 dias para
a carga refrigerada.
Em torno de 90% da importação conteinerizada no Brasil, é acomodada em contêiner dry(para
carga seca) e os restantes 10% são efetivamente usados para produtos
mantidos sob refrigeração. As diárias são estabelecidas, normalmente,
em US$ nos tráfegos internacionais. Para alguns armadores, as tarifas
são maiores à medida que o contêiner fica maior tempo com o importador.
Nesses casos a tarifa
pode duplicar seu valor diário a partir da terceira semana após o prazo
livre. Os valores diários começam ao redor de US$ 30 a US$ 60 o contêiner de 20 pés e 40 pés, respectivamente, para a carga seca.
Na cabotagem as tarifas diárias são estabelecidas na moeda local, em reais, e esses valores refletem a conversão dos valores indicativos do transporte de longo curso. Como o trâmite de liberação da carga após a descarga no porto de destino é bem menos burocrática, os prazos livres também não variam tanto.
Não negociar na hora da contratação do frete, significa abrir mão da margem, acrescentar custo à importação.
Além disso, conhecer as obrigações e direitos e manter seus registros
organizados é sempre importante para confrontar cobranças futuras e
controlar seus custos.
Por Clara Rejane Scholles | @comexblog
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