A Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) tem por objectivo
eliminar todo o tipo de constrangimentos à livre circulação de
mercadorias e pessoas, entre os diferentes países da União Europeia
(UE), de modo a potenciar o Mercado Único e a coesão territorial da UE.
Estão em construção um conjunto de infraestruturas tais como: rodovias,
ferrovias, portos, canais, rios navegáveis, aeroportos, plataformas
logísticas, portos secos, etc..., essenciais para o funcionamento de
toda uma rede de transporte de pessoas e bens que engloba os modos
ferroviário, marítimo, aéreo e rodoviário. Este plano possibilitará um
verdadeiro sistema integrado, que tirará partido das vantagens que cada
modo de transporte apresenta, reduzindo, assim os custos económicos,
ambientais e, sobretudo, o consumo de energia.
Rui Rodrigues
Email: rrodrigues.5@netcabo.pt
Site: www.maquinistas.org
Este objectivo será possível desde que haja uma perfeita interligação
entre os diferentes modos de transporte, funcionando como peças de um
puzzle, que se encaixam harmoniosamente, com um mínimo de processos de
rotura. Além das infraestruturas, será adotada, na UE, uma simplificação
de procedimentos imprescindíveis para o êxito da RTE-T.
Além do sector dos transportes, vão existir mais outras duas redes
europeias, respeitantes à energia (RTE-E) e telecomunicações (eTEN) que
fazem parte do programa Connecting Europe Facility (CEF). Este é um tema
importantíssimo e que tem vindo a ser muito discutido na Europa mas, no
nosso país, raramente é abordado pela comunicação social e pelos
políticos portugueses, descurando as políticas lançadas pela UE como se
não fizéssemos parte do mesmo espaço agora comum.
No passado dia 27 e 28 de Fevereiro de 2012, ocorreu uma importante
reunião, em Bruxelas, sobre a RTE-T, em que esteve presente o Ministro
da Economia Álvaro Santos Pereira. Em Portugal, o assunto foi quase
ignorado, pois nem foi divulgado, nem o que lá foi debatido.
Rui Rodrigues
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