O Wärtsilä-Sulzer RTA96-C é o motor Diesel mais potente do mundo atualmente.
É de dois tempos, turboalimentado com sistema de injeção Common-Rail e é o mais eficiente que já se conseguiu
construir. Fabricado em Aioi, no Japão, pela Diesel United com tecnologia
Wärtsilä, de cujo site
essas imagens foram colhidas, o RTA96-C impressiona.
Está sendo produzido em versões de 6 a 14 cilindros em linha. Foi projetado
inicialmente para aplicação em navios porta-container, mas encontra
utilização em qualquer grande embarcação similar propelida por um único motor.
Diâmetro da Camisa: 960 mm
Curso do Pistão: 2.500 mm
Cilindrada: (volume de um único cilindro) = 1.820 litros. (Mais do que mil motores automotivos 1.8). Para a versão de 14 cilindros, a cilindrada total é 25.480 litros!
Potência por cilindro: 7.780 HP. Para a versão de 14 cilindros, são 108.920 HP (Com essa potência é possível tocar uma frota de uns 800 ônibus urbanos).
Peso total para a versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas (A árvore de manivelas sozinha pesa 300 toneladas).
Comprimento: 26,53 metros
Altura: 13,52 metros (Isso é mais do que um prédio de 4 andares!)
Rotação: 92 a 102 RPM
O consumo específico de combustível é de
120 a 126 gramas por HP por hora. Este é o consumo
específico mais baixo de que se tem conhecimento, para qualquer motor Diesel, o que resulta num rendimento térmico
superior a 50%. Para se ter uma idéia de comparação, os motores automotivos e de
pequenas aeronaves tem consumo específico de combustível entre 182 e 272 gramas
por HP por hora, com eficiência térmica de 25 a 35%. Apesar da alta eficiência,
quando a plena carga este colosso consome 6.284 litros (1.660 galões) de óleo
pesado por hora.
Secção transversal do RTA96-C
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Os
componentes internos deste motor tem algumas diferenças em relação aos
motores Diesel automotivos e estacionários conhecidos. A cabeça da biela não é diretamente ligada ao pistão. Há uma articulação entre a biela e uma haste que se fixa ao pistão. Dessa forma, os esforços do conjugado mecânico não são transmitidos às camisas dos cilindros, o que elimina o desgaste lateral conhecido como ovalização. Os pistões são arrefecidos a óleo, como nos motores estacionários menores mas tem coroas de aço forjado e as câmaras de combustão têm 3 injetores simetricamente dispostos nos cabeçotes. |
Os mancais fixos
têm casquilhos de 965 mm de diâmetro e largura de 406 mm.
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Instalação da
árvore de manivelas de 300 toneladas. O cárter é do tipo estrutural,
servindo como berço dos mancais principais, cujos casquilhos são revestidos
com metal branco.
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O sistema de
suprimento de combustível incorpora as bombas de combustível dispostas num
arranjo em "V" e as bombas hidráulicas de alimentação dos servo-controles
montadas na extremidade direita.
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Cada cilindro conta com um conjunto de
controle da combustão, composto de:
A = Atuador hidráulico da válvula
de escape, montado na galeria de óleo de comandos;
B = Unidade de controle dos
injetores, montada na galeria de combustível;
C = Galeria de óleo de controle e
D = Tubo de retorno de óleo de
controle e de comandos.
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Com o aproveitamento do calor dos gases de escape do
RTA96C, é acionado um turbogerador de 9.860 kW. A planta é composta por uma
turbina diretamente acionada pelos gases de escape (esquerda) combinada com
uma turbina a vapor, acionada por vapor gerado com o calor dos gases de
escape (centro) e o alternador (direita).
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