
“O crescimento do país
durante a crise dá boa perspectiva de futuro”, disse ressaltando a
necessidade de promover melhorias na infraestrutura nacional. “O
planejamento, a logística e a gestão de mercado precisam ser mais
eficientes”, avaliou Nicola, em palestra realizada no auditório da sede
da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), nesta segunda-feira (10/9).
Sobre
a concorrência externa, Nicola analisou que a vocação brasileira é
competir com qualidade e não apenas por preço. Sendo assim, a solução
competitiva para o Brasil seria agregar valor aos produtos destinados à
exportação. “O foco deve ser em fatores como inovação, design, tecnologia, sustentabilidade e inteligência comercial”, considerou.

A importância de entrar em contato com produtos
concorrentes também foi enfatizada. “Conhecer exposições e feiras de
excelência é essencial para inovar e avançar. É ainda a melhor maneira
para divulgar o seu produto, conhecer a concorrência, ganhar know-how e fazer contatos, até para desenvolver treinamentos e ganhar qualificação”, disse.
A
palestra, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior (MDIC), em conjunto com a Apex-Brasil e a Confederação
Nacional da Indústria (CNI), procurou abordar os novos meios para que
as empresas brasileiras ganhem competitividade no mercado internacional.
Autor
do livro ‘O Exportador’, lançado em 1991 e atualmente na sexta edição,
Minervini Nicola é engenheiro com cursos de pós-graduação em Economia e
Comércio. Desde 1985, ele se dedica à consultoria e treinamento em
exportação e marketing, sendo considerado um dos maiores especialistas
mundiais na área, tendo adaptado o modelo de negócios italiano para a
realidade do Brasil e da América Latina.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário