O especialista italiano em comércio exterior, Minervini Nicola, 
considerado uma referência mundial sobre o tema, destacou que o Brasil 
vive um momento melhor do que a média global, apesar das turbulências na
 economia internacional. 
“O crescimento do país 
durante a crise dá boa perspectiva de futuro”, disse ressaltando a 
necessidade de promover melhorias na infraestrutura nacional. “O 
planejamento, a logística e a gestão de mercado precisam ser mais 
eficientes”, avaliou Nicola, em palestra realizada no auditório da sede 
da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos 
(Apex-Brasil), nesta segunda-feira (10/9).  
Sobre
 a concorrência externa, Nicola analisou que a vocação brasileira é 
competir com qualidade e não apenas por preço. Sendo assim, a solução 
competitiva para o Brasil seria agregar valor aos produtos destinados à 
exportação. “O foco deve ser em fatores como inovação, design, tecnologia, sustentabilidade e inteligência comercial”, considerou.
Para
 Nicola, os produtos para exportação precisam ser selecionados 
adequadamente, visando à conquista de novos mercados e a consolidação 
nos já existentes. “É preciso exportar não o que sobra, mas aquilo que 
os mercados necessitam e dentro do que exigem”, defendeu o especialista. 
A importância de entrar em contato com produtos 
concorrentes também foi enfatizada. “Conhecer exposições e feiras de 
excelência é essencial para inovar e avançar. É ainda a melhor maneira 
para divulgar o seu produto, conhecer a concorrência, ganhar know-how e fazer contatos, até para desenvolver treinamentos e ganhar qualificação”, disse.
A
 palestra, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e 
Comércio Exterior (MDIC), em conjunto com a Apex-Brasil e a Confederação
 Nacional da Indústria (CNI), procurou abordar os novos meios para que 
as empresas brasileiras ganhem competitividade no mercado internacional.
Autor
 do livro ‘O Exportador’, lançado em 1991 e atualmente na sexta edição, 
Minervini Nicola é engenheiro com cursos de pós-graduação em Economia e 
Comércio. Desde 1985, ele se dedica à consultoria e treinamento em 
exportação e marketing, sendo considerado um dos maiores especialistas 
mundiais na área, tendo adaptado o modelo de negócios italiano para a 
realidade do Brasil e da América Latina.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário