Existem mais de 2000 portos no mundo, desde aqueles com apenas um berço (espaço para um navio) que movimenta algumas centenas de toneladas por ano, até os portos multi-tarefa que movimentam mais de 300 milhões de toneladas por ano. No Brasil temos 41 portos marítmos e 16 portos fluviais.
No mundo todo, 36% do tráfego nos portos é de produtos a granel líquido (óleo, derivados de petróleo e químicos), 24% de granéis secos (carvão, ferro, grãos, bauxita e fosfato) e 40% de cargas variadas.
Durante as últimas décadas, o uso de contâineres para transporte
 de carga aumentou constantemente. Contâineres são grandes caixas de 
metal feitas em tamanho padrão em múltiplos de 20 pés (6 metros) 
chamadas “twenty foot equivalent units”(unidades equivalentes a 20 pés –
 TEUs). No ano de 2003 a produção de containeres alcançou 20 milhões de 
TEUs, e a China foi responsável por mais de 90% desse resultado. O 
transporte usando containers apresenta diversas vantagens: o produto 
precisa de menos embalagens, eles evitam alguns danos, e eles promovem 
uma alta produtividade em diversas etapas de manuseio e transporte.Além disso, o uso de containers possibilita o transporte em diferentes modais: entre barcos, caminhões, trens e a troca de um para outro é feita com relativa facilidade. O transporte mundial de containers atingiu 266,3 milhões de TEUs em 2002, superando com folga os 243,8 milhões de TEUs atingidos em 2001.
No transporte marítmo, o sistema hub-spoke é o mais utilizado. Este sistema utiliza pequenos portos e pequenos navios, que se comunicam com um grande porto, que é abastecido pelos grandes navios (e de onde os grandes navios partem carregando enormes volumes de carga). Alguns dos grandes navios (como o Emma Maersk, fabricado em 2006) consegue carregar até 15,200 TEUs.
Para dar uma noção da capacidade destes grandes portos, em 2002 os 20
 maiores portos do mundo concentraram 48% do tráfego total. Estes portos
 conseguem agregar muito movimento e muita carga, tornando o transporte 
transoceânico mais barato. No entanto, os portos precisam de 
infraestrutura de ponta para receber estes grandes navios e manusear 
toda a carga.Confira na tabela abaixo os portos mais movimentados do mundo, com dados de 2005 e 2004.
| Porto | País | TEUs (milhares) – 2005 | +/- de 2004 | Mudança % de 2004 | |
| 1 | Singapore | Singapura | 23,192 | 1,863 | 8.73 | 
| 2 | Hong Kong | Hong Kong | 22,427 | 443 | 2.02 | 
| 3 | Shanghai | China | 18,084 | 3,527 | 24.23 | 
| 4 | Shenzhen | China | 16,197 | 2,582 | 18.96 | 
| 5 | Busan | Coréia do Sul | 11,843 | 413 | 3.61 | 
| 6 | Kaohsiung | Taiwan | 9,471 | 0 | 0.00 | 
| 7 | Rotterdam | Holanda | 9,287 | 1,006 | 12.15 | 
| 8 | Hamburg | Alemanha | 8,088 | 1,085 | 15.49 | 
| 9 | Dubai | Emirados Árabes | 7,619 | 1,190 | 18.51 | 
| 10 | Los Angeles | EUA | 7,485 | 164 | 2.24 | 
E nesta tabela, os portos mais movimentados do Brasil
| Posição | Porto | Núm. de estados servidos | Comércio Internacional (em US$ milhões) | 
| 1 | Santos / SP | 26 | 65.380,03 | 
| 2 | Vitória / ES | 22 | 17.087,30 | 
| 3 | Paranaguá / PR | 23 | 16.553,17 | 
| 4 | Rio Grande / RS | 21 | 13.265,23 | 
| 5 | Rio de Janeiro / RJ | 22 | 12.183,12 | 
| 6 | Itajaí / SC | 22 | 7.884,11 | 
| 7 | São Sebastião / SP | 7 | 7.059,61 | 
| 8 | São Luís / MA | 10 | 6.799,67 | 
| 9 | Aratu / BA | 8 | 5.586,75 | 
| 10 | São Francisco do Sul / SC | 23 | 5.534,28 | 
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