A
 Transpetro, braço logístico da Petrobras para a área de transporte, 
lançou hoje (23) o segundo navio encomendado no âmbito do Programa de 
Modernização e Expansão da Frota (Promef). A embarcação, batizada de 
Zumbi dos Palmares, foi construída pelo Estaleiro Atlântico Sul, na 
Região Nordeste.
O
 navio lançado ao mar nesta sexta é do tipo suezmax – com calado capaz 
de navegar no Canal de Suez – e tem capacidade para transportar 1 milhão
 de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária 
nacional.
O
 lançamento ao mar é o penúltimo marco na construção de um navio, antes 
da entrega ao armador para operação. Após o lançamento, a embarcação 
passa pelos acabamentos finais no estaleiro e pela prova de mar, que 
verifica o seu desempenho em uma viagem de curta distância.
Outro
 navio será lançado ao mar na próxima terça-feira (27). Construído pelo 
Estaleiro Mauá (RJ), o navio Anita Garibaldi é primeiro de uma série de 
quatro petroleiros panamax (com calado para navegar no Canal do Panamá).
O
 Promef integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o 
objetivo de modernizar a frota da Transpetro e, indiretamente, levar ao 
incremento da indústria naval brasileira. No âmbito do programa, foram 
encomendados a estaleiros 49 navios navios de grande porte, com 
investimento de R$ 10,8 bilhões.
Desse
 total, 19 estão sendo construídos no estado do Rio de Janeiro, pelos 
estaleiros Mauá, Eisa e Superpesa; e 30 em Pernambuco, pelos estaleiros 
Atlântico Sul e Promar. Atualmente, a Transpetro tem 58 navios. Com o 
programa, a expectativa é a de que a frota da companhia chegue a mais de
 110 navios em 2016.
Mais
 de 15 mil empregos diretos foram criados nos estaleiros do país desde a
 criação do programa, e estima-se que serão abertas mais 40 mil vagas 
diretas e 160 mil indiretas nos próximos anos, apenas com a construção 
de navios para a Petrobras.
Segundo
 a Transpetro, atualmente, três embarcações do Promef estão em operação:
 os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, 
entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o petroleiro da classe suezmax 
João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco.
Publicado no Net Marinha

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