O
comércio marítimo mundial depende atualmente de velocidade e custos
baixos, logo a maneira de fechar esta equação é bem simples, o uso de
navios cada vez maiores.
Descobri recentemente através de blogs de conhecidos meus, que o maior navio Porta Contêiner, que esteve no Brasil, foi e é o MSC Laura, segundo a própria MSC, o MSC Laura,
fará linha fixa entre a costa leste americana e a nossa costa,
escalando Suape, Santos, Paranaguá e Rio Grande, e por fim portos
Argentinos e Uruguaios.
O MSC Laura,
tem 300 metros de comprimento, ele é o maior em operação em toda costa
brasileira (containeiro). A embarcação tem capacidade para 6.750 TEUs
(unidade referente a contêineres de 20 pés) .
O navio
construído em 2002 pelo estaleiro sul coreano Daewoo Shipbuilding,
possui 300m de comprimento, 40m de Boca, 14,5m de calado e capacidade
de transporte de 6.750 teus.
Sim é um grande navio, mas ele é o único deste porte a operar em nossos portos.
Somente a
titulo de comparação, resolvi então fazer uma pesquisa sobre os grandes
navios conteineiros que navegam por ai, e não tocam nossos portos.
Fiz então uma tabela com os maiores navios em atividade atualmente, classificados por porte e capacidade: | ||||||||
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click para ampliar | ||||||||
Começaremos
pela Classe E da Maersk, pois são os mais famosos, impressionante os
números tudo é superlativo, e o mais interessante é que são, 7 navios
da mesma classe com as mesmas dimensões, 397 metros, por 56.4 de boca, e
com 156.687 Toneladas Brutas, a Maesk classifica seus navios com
capacidades nominal e real, a nominal da Classe E é de: 11.000 TEU,
mas a real, é bem maior, chegando à 14.500 TEU, bem existe uma guerra
declarada principalmente entre a MSC e Maersk, por quem domina os mares,
e quem tem o maior navio, por isso estes números não são exatos pois
varias fontes foram utilizadas não havendo um consenso real.
Segundo o Registro do Equasis, da qual é lincado com o da Sociedade Classificadora do navio, estes são os dados oficiais sobre a
Classe E
Da qual a referencia aqui é o próprio M/V Emma Maersk, o primeiro dos 7 navios.
IMO number : | 9321483 | |
Name of ship : | EMMA MAERSK | |
Call Sign : | OYGR2 | |
MMSI : | 220417000 | |
Gross tonnage : | 170.794 | |
DWT : | 156907 | |
Type of ship : | Container Ship | |
Year of build : | 2006 | |
Flag : | Denmark |
Logo colado na esteira vem a Classe Daniela, da MSC -Mediterranean Shipping Company,
podem reparar que a guerra é acirrada entre as duas empresas, os navios
da MSC são de uma classe mais nova, com inovações, são um pouco
menores a fim de poderem passar, no novo Canal do Panamá, porem são mais
pesados, podem transportar cargas mais pesadas.
A Classe Daniela, com 6 navios, da qual vou usar o próprio, MSC Daniela, como
referencia tem, 366 metros de comprimento, e capacidade nominal de
13.800 TEU, contra 398 metros e 11.000 TEU do Emma (nominal). O segredo
para conseguir 2.800 TEU a mais foi colocar a superestrutura mais à
Vante, liberando mais espaço para que os contêineres sejam empilhados a
Ré da mesma.
Regras
internacionais determinam a distância minima que o mar deve ser visto
do passadiço. Como a superestrutura fica geralmente mais à ré no navio,
os contêineres não podem ser empilhados acima do passadiço, para que
não obstruam a visão durante navegação e manobra. No MSC Daniela
esse problema foi resolvido com a aproximação da superestrutura à
Proa. Agora os contêineres podem ser empilhados à Ré da mesma, e em
maior número, podendo passar da altura do passadiço.
Comparando-o com a Classe Emma, deve-se levar em conta que a Maersk
sempre divulga a capacidade que seus navios possuem menores do que
elas realmente são. Dizem que o Emma pode carregar até 14.500 TEU,
real. O problema do empilhamento foi resolvido elevando-se a
superestrutura (Muito alta mesmo). Porém, o MSC Daniela passará no Canal do Panamá remodelado, coisa que o Emma não vai fazer.
Outra
coisa boa, é que ele utiliza menos água de lastro, e os seus tanques tem
tratamento contra organismos que viajam de porto em porto, causando
desequilíbrios no ecossistema do destino.
Built | Ship Name | Shipyard | Hull Number |
---|---|---|---|
2008 | MSC Daniela | Samsung | 1708 |
2009 | MSC Beatrice | Samsung | 1709 |
2009 | MSC Danit | Daewoo | 4135 |
2009 | MSC Camille | Daewoo | 4136 |
2009 | MSC Kalina | Samsung | |
2009 | MSC Bettina | Samsung | 1711 |
2009 | MSC Irene | Samsung | 1712 |
2009 | MSC Emanuela | Samsung | 1713 |
2009 | MSC Eva | Samsung | 1714 |
2009 | MSC Gaia | Samsung | 1715 |
2010 | MSC Melatilde | Daewoo | 4138 |
2010 | MSC Paloma | Daewoo | 4139 |
Os demais navios são um pouco menores, e deixo aqui algumas particularidades de cada um.
CMA CGM Thalassa o único de sua classe, da francesa CMA CGM.
IMO number : | 9305570 | |
Name of ship : | COSCO GUANGZHOU | |
Call Sign : | SYIE | |
MMSI : | 240475000 | |
Gross tonnage : | 109149 | |
DWT : | 107277 | |
Type of ship : | Container Ship | |
Year of build : | 2006 | |
Flag : | Greece |
Registered owner armador | RENA MARITIME CORP | Costamare Building, 60, Zefyrou Street & A Syngrou Avenue, 175 64 Athens, Greece. |
IMO number : | 9312781 | |
Name of ship : | NYK VEGA | |
Call Sign : | 3EIJ5 | |
MMSI : | 372218000 | |
Gross tonnage : | 97825 | |
DWT : | 103310 | |
Type of ship : | Container Ship | |
Year of build : | 2006 | |
Flag : | Panama |
Agora vou aproveitar para postar alguns da minha classe favorita a Classe Colombo Express do maior armador alemão, a Hapag Lloyd.
Colombo Express class
Capacidade para : 8.749 TEU, sedo 730 reefer (refrigerados), com velocidade de 25.0 knots (46.3 km/h). Todos da classe foram construídos na Coreia do Sul, nos estaleiros Hyundai Heavy Industries
entre 2004 e 2005, o primeiro da classe ficou pronto em tempo recorde
de 7 meses, e seu motor principal tem potencia de 93.500 hp (69,700 kW) .
O Colombo Express,
opera entre os porto de Hamburgo, e principais portos da Europa, com
destino ao Sudeste da Asia, e retorna de volta em 56-dias de viagem
redonda.
Os seguintes navios compõe a classe Colombo Express:
- Bremen Express
- Chicago Express
- Colombo Express
- Hanover Express
- Kuala Lumpur Express
- Kyoto Express
- Osaka Express
- Tsingtao Express
IMO number : | 9295244 | |
Name of ship : | COLOMBO EXPRESS | |
Call Sign : | DIHC | |
MMSI : | 211433000 | |
Gross tonnage : | 93.750 | |
DWT : | 103.800 | |
Type of ship : | Container Ship | |
Year of build : | 2005 | |
Flag : | Germany |
Outra classe interessante mas somente de dois navios é a:
Seattle Express Class
Que atinge 26.6 knots…- Seattle Express
- Vancouver Express
Para fechar a matéria, deixo aqui uma tabela com os portos com maior movimento de contêineres da atualidade:
Nota:
“TEU” é uma medida padrão de “vinte pés por unidade”, ex . 20-ft é o
tamanho de um contêiner padrão intermodal. Assim um contêiner de 40-ft
equivale a 2 TEU.
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