Anac publicou as regras para as consultas, realizadas nos terminais de Brasília, Guarulhos e Viracopos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União,
de sexta-feira (11), as regras para a Pesquisa de Satisfação dos
Passageiros que será realizada nos aeroportos concedidos à iniciativa
privada.
De acordo com a Agência, a consulta
deverá ser aplicada mensalmente, a partir de fevereiro. Os resultados
farão parte de um relatório, que será apresentado à Anac em junho deste
ano.
Para avaliar os serviços prestados pelas
concessionárias, os passageiros serão consultados sobre 19 itens:
Qualidade das informações prestadas por funcionários; Conforto térmico e
acústico; Disponibilidade e custo benefício de rede sem fio e outras
conexões de internet; Custo benefício das lojas e praças de alimentação;
Opções de estacionamento e custo benefício, entre outros.
As perguntas da Pesquisa serão
elaboradas no formato de questionários entregues nos portões de
embarque, ou através de entrevista direta. Os questionários deverão
estar disponíveis nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.
A amostra de entrevistas deverá
representar pelo menos 0,05% dos passageiros que estão embarcando no
Aeroporto, escalonada durante cada mês, e com no mínimo 150 entrevistas
por mês. Em terminais onde a proporção de passageiros internacionais
ultrapassar 20%, a amostragem mínima será aplicada separadamente para os
passageiros domésticos e internacionais.
A programação de entrevistas deverá ter
amostras de voos de vários destinos e dos períodos matutino, vespertino e
noturno, dias da semana e fins de semana. A Anac poderá requisitar uma
cota representativa de entrevistas por destino ou outro critério. Na
medida do possível, os passageiros deverão ser escolhidos
aleatoriamente.
O passageiro deverá classificar os
serviços do aeroporto como muito bom (5 pontos); bom (4 pontos);
satisfatório (3 pontos); ruim (2 pontos); péssimo (1 ponto) ou não
utilizou/não sabe.
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