Previsão do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) aponta que a safra da oleaginosa no país deve atingir 81 milhões de toneladas no período 2012/13
Soja: Brasil pode se tornar maior produtor mundial nesta safra
(Scott Olson/Getty Images)
Contudo, o clima é um dos fatores-chave para consolidação da estimativa, já que a safra 2012/13 começa a ser plantada em meados de setembro, após a chegada das chuvas no Centro-Oeste. Para os Estados Unidos, a nova previsão está em 71,69 milhões de toneladas na mesma safra – volume menor que o da safra passada (83,17 milhões de toneladas). As lavouras norte-americanas sofreram na temporada com a pior seca em mais de 50 anos.
Leia mais: Produtores dos EUA atingidos pela seca terão US$ 30 mi
O número do USDA para o país deve apresentar crescimento expressivo em comparação com a safra passada (2011/12), quando uma seca no Sul cortou a produção nacional para 66,5 milhões de toneladas. Na safra 2010/11, o Brasil colheu um recorde de cerca de 75 milhões de toneladas.
Argentina – Segundo relatório mensal sobre safras do USDA, a colheita de soja da Argentina foi estimada em 55 milhões de toneladas em 2012/13, também a mesma da previsão de agosto. Na temporada anterior, a Argentina, terceiro produtor global, colheu 41 milhões de toneladas.
(com agência Reuters)
Publicado na Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário