segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Empresas brasileiras projetam US$ 16,95 milhões em negócios em Missão à Turquia
As dezessete empresas brasileiras que participaram da Missão Empresarial do Brasil à Turquia projetam exportações de US$ 16,95 milhões entre negócios fechados durante a ação e nos próximos 12 meses. A Missão foi realizada em Istambul (Turquia) entre os dias 30 e 31 de outubro e teve a participação de empresas dos setores de alimentos, bebidas e agronegócios, máquinas e equipamentos, moda e tecnologia e saúde.
A iniciativa foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na programação, foram realizadas rodadas de negócios com compradores locais e de países do Leste Europeu (Rússia, Ucrânia e Hungria) e da Ásia Central (Cazaquistão e Azerbaijão). No dia 1º de novembro foram realizadas visitas técnicas.
“Além do foco na geração de negócios, a Missão à Turquia também possibilitou aos empresários brasileiros entender melhor a dinâmica do mercado turco, que é estratégico também para o comércio com países do Leste Europeu e da Ásia Central”, diz Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
As empresas brasileiras negociaram produtos dos seguintes segmentos: carne bovina, temperos, conservas, grãos, adoçantes, transformadores, máquinas para ração, metalurgia, bijuteria, couros, estética, equipamentos médicos e equipamentos de UTI.
Turquia
Em 2011, a corrente de comércio entre Brasil e Turquia ficou em US$ 2,377 bilhões, sendo US$ 1,459 bilhão em exportações brasileiras para a Turquia e US$ 917,269 milhões em produtos e serviços importados dos turcos pelos brasileiros. Já em 2012, entre janeiro e setembro, o Brasil vendeu para a Turquia US$ 925 milhões e adquiriu deste mercado US$ 682 milhões, obtendo um saldo positivo de US$ 243 milhões e uma corrente de comércio de US$ 1,607 bilhão. O intercâmbio comercial entre os dois países alcançou novo patamar a partir de 2008, quando a corrente de comércio superou, pela primeira vez, o valor de US$ 1 bilhão (US$ 1,153 bilhão). A Turquia vem crescendo, em média, 5,2% ao ano nos últimos nove anos. O país tem ainda uma localização estratégica para o deslocamento de bens e pessoas para a Europa, a Ásia e o Oriente Médio.
Os principais produtos que o Brasil exportou para a Turquia neste ano foram minério de ferro (US$ 337 milhões; correspondendo a 36,4% do total vendido para o país), algodão em bruto (US$ 82 milhões; 9% do total), fumo (US$ 57 milhões; 6,2% do total), café em grãos (US$ 52 milhões; 5,7% do total) e máquinas e aparelhos para terraplanagem e perfuração (US$ 47 milhões; 5,1% do total). Já os produtos de origem turca mais adquiridos pelo mercado brasileiro foram fio-máquinas e barras de ferro ou aço (US$ 155 milhões; com participação de 22,8% no total adquirido pelo Brasil da Turquia), fios de fibras têxteis, sintéticas ou artificiais (US$ 77 milhões; 11,4% do total), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 72 milhões; 10,7% do total), gasolina (US$ 32 milhões; 4,7% do total) e cimentos hidráulicos (US$ 27 milhões; 4,1% do total).
Publicado no Apex Brasil
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