A
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior (MDIC) promoveram, nas últimas terça e quarta-feiras (20 e 21
de novembro), o evento Flavours from Brasil (Sabores do Brasil) em Pequim (China).
Durante
o evento, foram realizadas rodadas de negócios entre 18 empresas
brasileiras dos setores de carnes bovina, de frango e suína, cafés
especiais, vinhos e mel e 45 potenciais compradores de China, Taiwan,
Hong Kong e Cingapura. Como resultado, estima-se US$ 55,16 milhões em
negócios para as empresas brasileiras ao longo do próximo ano.
O
evento incluiu, ainda, ações para divulgar a qualidade da produção
brasileira para um público composto por autoridades, empresários,
jornalistas e formadores de opinião chineses. Os convidados assistiram aworkshops informativos sobre a produção brasileira e interagiram com painéis eletrônicos que exibiam informações sobre o país.
O
evento contou com a presença do secretário-executivo do MDIC,
Alessandro Teixeira, e do subsecretário de Relações Internacionais do
Agronegócio e diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lino Colsera.
A
abertura do evento contou, ainda, com pronunciamentos do
vice-secretário geral do Conselho Chinês para Promoção do Comércio
Internacional (órgão com atribuição semelhante à da Apex-Brasil), Yu
Xiaodong, e do diretor geral do Departamento de Feiras das Américas e
Oceania do Ministério do Comércio da China, Xu Yingzhen. Ambos
ressaltaram a importância do relacionamento comercial bilateral para
China e Brasil, duas das maiores economias mundiais.
Os workshops informativos
foram conduzidos por entidades setoriais parceiras da Apex-Brasil em
projetos de promoção de exportações: União Brasileira de Avicultura
(UBABEF), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne
(ABIEC), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de
Carne Suína (ABIPECS), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e
Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
“Esta
edição do Sabores do Brasil na China possibilitou às empresas
brasileiras e asiáticas construir uma base sólida de relacionamento que
permitirá incrementar os negócios nos próximos anos. Este foi um
primeiro passo de um esforço que devemos fazer para estreitar a ligação
das empresas e dos consumidores chineses com o nosso país, para que
passem a nos considerar como um fornecedor de produtos diversificados,
confiáveis e de qualidade”, comentou Ricardo Santana, coordenador da
Unidade de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil.
A
Agência já realizou outras edições do evento Sabores do Brasil em
mercados considerados prioritários para alimentos e bebidas, como Dubai
(Emirados Árabes Unidos), Riad (Arábia Saudita) e Johanesburgo (África
do Sul), em 2009 e 2010.
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