O Brasil vai precisar de 1.060 novas
aeronaves entre 2012 e 2031 para atender a demanda de linhas aéreas
nacionais e estrangeiras, segundo o relatório Global Market Forecast
(GMF), da Airbus. O custo atual de compra das aeronaves — 700 modelos de
corredor único, 310 de corredor duplo e 50 de grande porte– é estimado
em US$ 160,7 bilhões.
Mercado
De acordo com o relatório, o tráfego
aéreo internacional cresceu 34% desde 2009. Já o Brasil é um dos
principais destinos de turismo internacional e uma das 10 maiores áreas
metropolitanas do mundo.
Cerca de um terço do tráfego de longo
curso para a América Latina chega ou transita pelo País –que tem Rio de
Janeiro e São Paulo como os principais pontos de entrada da região.
Brasil
Desde 2006, o mercado de tráfego aéreo
doméstico brasileiro dobrou. O Brasil já é o quarto maior mercado
mundial, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão.
América Latina
De acordo com o GMF da Airbus, ao longo
dos próximos 20 anos, as linhas aéreas que operam na América Latina vão
demandar 2.100 novas aeronaves, sendo 1.660 de corredor único, 420 de
corredor duplo e 40 de grande porte.
O custo total é de US$ 242 bilhões. Em
todo o mundo, cerca de 28.200 novas aeronaves no valor de US$ 4 trilhões
serão necessárias para satisfazer a robusta demanda do mercado futuro.
Fonte: Folha de S. Paulo
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