A exportação de vinhos portugueses para a China cresceu 62% nos
primeiros cinco meses de 2012, para 3,4 milhões de euros, confirmando
aquele país como "um marcado prioritário", disse hoje à agência Lusa uma
técnica do sector.
"A China já é o nosso quinto maior mercado fora da Europa, a seguir
a Angola, Estados Unidos, Brasil e Canadá", realçou Filipa Anunciação,
gestora da ViniPortugal, no início de uma campanha de promoção por
quatro cidades chinesas.
Foi a segunda iniciativa do género realizada este ano e decorreu num
hotel do centro de Pequim, com a participação de 50 produtores
portugueses e cerca de 300 profissionais chineses.
"Há um crescente interesse por este mercado, que, além de uma grande
dimensão, tem uma população que está a ganhar poder de compra e começa a
aspirar a outro tipo de produtos", disse Filipa Anunciação.
Segundo indicou aquela técnica, "os vinhos tinto e branco continuam a
ser os que têm mais saída, mas há também mais interesse pelos rosés e
os espumantes".
Filipa Anunciação salientou, no entanto, que "há ainda muito a fazer para construir a marca 'vinhos de Portugal' na China".
"Chegou a altura de os nossos produtores de vinho terem uma
representação permanente em Pequim que faça a promoção da marca
Portugal", declarou à agência Lusa o embaixador português na China, José
Tadeu Soares".
A campanha da ViniPortugal prossegue na quinta-feira em Xangai, seguindo depois para Cantão e Hong Kong.
Pelas contas daquela associação, que não incluem o Porto e o Madeira,
as exportações de vinhos portugueses para a China quase duplicaram em
2011, pelo segundo ano consecutivo, somando 8,23 milhões de euros.
Publicado no site Economico
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