quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Exportação de vinhos portugueses para a China cresceu 62%


A exportação de vinhos portugueses para a China cresceu 62% nos primeiros cinco meses de 2012, para 3,4 milhões de euros, confirmando aquele país como "um marcado prioritário", disse hoje à agência Lusa uma técnica do sector. 

"A China já é o nosso quinto maior mercado fora da Europa, a seguir a Angola, Estados Unidos, Brasil e Canadá", realçou Filipa Anunciação, gestora da ViniPortugal, no início de uma campanha de promoção por quatro cidades chinesas.

Foi a segunda iniciativa do género realizada este ano e decorreu num hotel do centro de Pequim, com a participação de 50 produtores portugueses e cerca de 300 profissionais chineses.
"Há um crescente interesse por este mercado, que, além de uma grande dimensão, tem uma população que está a ganhar poder de compra e começa a aspirar a outro tipo de produtos", disse Filipa Anunciação.

Segundo indicou aquela técnica, "os vinhos tinto e branco continuam a ser os que têm mais saída, mas há também mais interesse pelos rosés e os espumantes".

Filipa Anunciação salientou, no entanto, que "há ainda muito a fazer para construir a marca 'vinhos de Portugal' na China".

"Chegou a altura de os nossos produtores de vinho terem uma representação permanente em Pequim que faça a promoção da marca Portugal", declarou à agência Lusa o embaixador português na China, José Tadeu Soares".

A campanha da ViniPortugal prossegue na quinta-feira em Xangai, seguindo depois para Cantão e Hong Kong.

Pelas contas daquela associação, que não incluem o Porto e o Madeira, as exportações de vinhos portugueses para a China quase duplicaram em 2011, pelo segundo ano consecutivo, somando 8,23 milhões de euros.

Publicado no site Economico

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