terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bonito vai sediar Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

 

Campo Grande – O município de Bonito irá sediar neste mês de outubro o XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que engloba também o XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a VII Fenágua - Feira Nacional da Água. O evento, que tem apoio institucional do governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo e Secretaria de Produção, acontecerá entre os dias 23 e 26, no Centro de Convenções de Bonito. A promoção é da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas).

As inscrições deverão ser feitas eletronicamente através do site oficial do Congresso, no endereço http://www.abas.org/xviicongresso. O prazo termina no dia 14 de outubro.
O congresso vai ser realizado pela primeira vez em Bonito, cidade que tem a Geologia e as Águas Subterrâneas como fonte de sua principal renda, o turismo. Em torno de 60% dos 19 mil moradores trabalham nesta atividade econômica. A cidade, eleita pela décima vez o melhor destino de Ecoturismo pelo Guia 4 Rodas, acolheu 200 mil turistas no ano de 2011, segundo dados do Convention Bureau local.

Conforme os organizadores, o novo ciclo vivido pelo Brasil, do crescimento, motivado pela realização de grandes eventos esportivos e também pelos investimentos feitos pelo governo, em todas as esferas, resulta na geração de emprego e renda, o que requer também dignidade e discernimento, e um “olhar mais adiante”. A intenção é fomentar que a sociedade se aproprie do conhecimento gerado e torne-se agente promotor de uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.
“Água é turismo, saúde, qualidade de vida, desenvolvimento, insumo de qualquer atividade econômica e fundamental à vida. O tempo de resposta do Poder Público precisará mudar, fomentar políticas públicas integradas, leis convergentes, fortalecimento e renovação do quadro de órgãos gestores e ambientais. Equivocado se isso for compreendido como custo, na realidade é o melhor investimento que pode ser feito, afinal sem água não há vida”, defende a mensagem da organização do Congresso.

O tema central do Congresso é “Águas Subterrâneas como Indutor do Desenvolvimento”. O temário é depois dividido em 35 tópicos: Mapeamento e Cartografia Hidrogeológica; Instrumentação e Monitoramento Hídrico; Hidrogeologia Econômica; Hidrogeologia de Contaminação; Manutenção e Reabilitação de Poços Tubulares Profundos; Hidroestratigrafia e Sistemas Aquíferos; Geoestatística Aplicada à Hidrogeologia; Geofísica Aplicada à Hidrogeologia; Hidroquímica Analítica Aplicada; O Ensino Sobre Águas Subterrâneas; Abastecimento Hídrico Sustentável; Gestão de Recursos Hídricos; Gestão dos Recursos Hídricos - Aspectos Sócio-Culturais e Políticos; Ordenamento Territorial Urbano e a Gestão dos Recursos Hídricos; Águas Residuais Urbanas e os Impactos nos Mananciais Hídricos; As Águas Subterrâneas no Ciclo Hidrológico; Hidrogeologia Forense; Tratamento de Água; Reservas Hidrogeológicas; Riscos Geológicos e as Águas Subterrâneas; Análises Sistemáticas de Fluxo e Transporte das Águas; Hidrogeologia de Meios Anisotrópicos; Remediação de Compostos Recalcitrantes; A Gestão de Aquíferos Transfronteiriços; Balneários Hidrogeológicos; Uso Múltiplo da Água; Hidrogeologia de Áreas Alagadiças ("Wetlands"); Regulamentação das Águas no Setor de Agronegócios; A Evolução do Agronegócio e a Sustentabilidade dos Recursos Hídricos; O Uso da Água pelo Setor do Agronegócio; Potencialidade Hídrica em Áreas de Expansão Agrícola; Manejo de Culturas e a Preservação das Águas; Recarga Artificial de Aquíferos; Modelagem Hidrogeológica para o Agronegócio; Vulnerabilidade das Águas em Áreas Agricultáveis.

Entre os patrocinadores do XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas estão o governo federal, Ministérios de Minas e Energia, de Educação e de Meio Ambiente, Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Agência Nacional de Águas, Governo do Estado de São Paulo, Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e empresas como a Vale e a MMX.

Publicado no Site Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário