quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fitch põe sob 'vigilância negativa' qualificação 'B' da Argentina





 A agência de classificação financeira Fitch colocou, nesta terça-feira, sob perspectiva negativa, a nota da dívida argentina a longo prazo, atualmente em "B", que pode ser rebaixada em breve.


A Fitch justificou sua decisão alegando incertezas sobre o reembolso de certas obrigações que não entraram nas duas reestruturações da dívida do país declarada em default em dezembro de 2001.

No dia 26 de outubro, um tribunal de apelações dos Estados Unidos rejeitou um recurso da Argentina contra a decisão de um juiz que exigia do país sul-americano o reembolso de bônus em default nas mãos do fundo de investimento NML Capital Ltd.

NML é um dos fundos que possui títulos em default que não participou das trocas efetuadas com uma quitação pelo governo argentino em 2005 e 2010.

Segundo a Fitch, "há incertezas sobre a duração do processo legal", assim como "a maneira como (o veredicto) poderia afetar as capacidades do país para pagar sua dívida".

A agência expressa também suas dúvidas sobre a vontade do governo de Cristina Kirchner de se "submeter à decisão final" dos juízes norte-americanos, considerando que, no passado, Buenos Aires se negou a reembolsar o que considera como "fundos abutres".

A Fitch acrescenta que acompanhará de perto a situação e que o não-pagamento da dívida "constituiria um caso de default", o que acarretaria uma redução da qualificação. Por outro lado, a agência suspenderá sua perspectiva negativa se Buenos Aires reembolsar esses bônus.

Publicado no Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário