A
Santos Brasil acaba de concluir a substituição do sistema de
sinalização de piso nas pistas do seu Terminal de Contêineres (Tecon),
no Porto de Santos: as antigas “tartarugas” com placas refletoras deram
lugar a lâmpadas de tecnologia LED alimentadas por energia solar.
Trata-se de um uso inédito para esse tipo de tecnologia. A inovação traz
grande impacto na qualidade do tráfego nas pistas, gerando aumento de
segurança, melhoria na prevenção de acidentes e ganho de produtividade
para os motoristas de caminhões que trafegam no local.
A
sinalização do piso sempre esteve restrita ao uso limitado de placas
refletoras, uma vez que o emprego de lâmpadas elétricas é inviável, pela
necessidade de instalar fiação em um local de tráfego pesado de cargas.
“Diferente dos blocos de sinalização (tartarugas) que normalmente vemos
nas rodovias e refletem a luz do farol dos carros, o novo equipamento
utiliza células solares que acumulam energia durante o dia e a liberam à
noite através de LEDs (light emitting diode*) .Em dias muito
ensolarados, elas podem chegar a uma autonomia de até 48 horas”, explica
Heitor Carbone Jr., gerente de engenharia e projetos da empresa.
Segundo
Carbone, a empresa tem cada vez mais optado por iniciativas
inteligentes e sustentáveis, que contribuem com o meio ambiente e
aumentam a produtividade do terminal. “Esse investimento representará um
considerável ganho de qualidade e segurança na operação ”, destaca.
A
atenção em promover iniciativas sustentáveis é parte da política
permanente da Santos Brasil. Este ano, por exemplo, a empresa teve toda a
frota leve que circula no Tecon Santos substituída por veículos movidos
a etanol, reduzindo significativamente seus níveis de emissão de CO2.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 14 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. A produtividade do Tecon Santos, por exemplo, é a mais alta do Brasil: média mensal de 80 MPH (movimentos por hora) e recorde histórico de 81,86 MPH (registrado em de abril 2012). Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres (Vila do Conde - PA e Imbituba – SC) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada na Bovespa no nível 2 de Governança Corporativa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.
Publicado no Net Marinha: netmarinha.uol.com.br/NetMarinha-Noticias.aspx?action=detail&k=2526&Santos-Brasil-adota-sinalizacao-com-energia-solar-no-Tecon-Santos
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