terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ubabef teme que África do Sul barre importação de frango brasileiro


 

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) enviou nota na qual contesta o conteúdo das cartas enviadas hoje pela Comissão Internacional de Comércio da África do Sul (ITAC) ao setor avícola brasileiro. A carta sul-africana trata dos "fatos essenciais" sobre a aplicação de sobretaxas provisórias de dumping iniciada em fevereiro deste ano pelo governo sul-africano contra a importação de frango inteiro e cortes de frango provenientes do Brasil.

A preocupação da Ubabef é a de que há probabilidade de a publicação sul-africana servir de base para uma determinação final do governo da África do Sul na aplicação de uma medida definitiva sobre a investigação de dumping.

"Por este motivo, há uma grande preocupação por parte do setor avícola brasileiro em relação ao resultado do documento, que aponta a existência da prática de dumping pelo Brasil", diz a nota da Ubabef.

Para o presidente da entidade, Francisco Turra, há uma série de problemas no levantamento do ITAC. Entre eles, os ajustes reportados e verificados, mas que não foram considerados no cálculo do valor normal e do preço de exportação, e a credibilidade dos dados de importação considerados.

"Na publicação não há profundidade suficiente para uma avaliação concreta. Diante disso, vou insistir que o governo brasileiro tome as medidas necessárias para contestar essa decisão na Organização Mundial do Comércio (OMC)", ressalta.

Publicado no Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário