terça-feira, 23 de outubro de 2012

Melhoria do saldo externo reflete redução das importações

O saldo da balança comercial portuguesa foi positivo nos primeiros oito meses do ano, com 55% da melhoria a dever-se ao aumento das exportações e 45% à redução das importações.
 
Segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) no seu boletim estatístico, entre janeiro e agosto deste ano o saldo da balança comercial portuguesa foi positivo: 315 milhões de euros.
 

Este saldo representa uma melhoria de 4.951 milhões de euros relativamente ao mesmo período do ano passado.

Do lado dos serviços, onde já se registava um excedente comercial, o saldo melhorou 792 milhões de euros. Do lado dos bens, onde continua a registar-se um défice de 5.530 milhões de euros, a melhoria foi de 4.159 milhões.

O reequilíbrio da balança comercial portuguesa resultou mais do lado do crescimento das exportações: 55% da melhoria do saldo vem de um aumento das vendas para o estrangeiro, sobretudo de bens.

O restante (45%) vem de uma diminuição das importações (também sobretudo de bens), que está associada a uma redução significativa no consumo privado este ano.

O presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, descreveu estes resultados como "um ajustamento saudável e equilibrado da balança comercial". Acrescentando que "o ajustamento advém não apenas de uma redução das importações mas sobretudo por via do aumento das exportações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário