Importações de roupas acumularam
555,9 milhões de peças até setembro, resultado 20,9% maior quando
comparado ao mesmo período de 2011. Em valores, foram acumulados US$
1.646,2 milhões, resultado 29,6% maior que em 2011.
Já as exportações de roupas somaram 20,5
milhões de peças, resultado 27,6% menor quando comparado ao mesmo
período de 2011. Em valores, foram acumulados US$ 110,3 milhões, 17,7%
abaixo quando comparado ao mesmo período em 2011, de acordo com a
MDIC/Secex.
O empresário José Luiz
Gandini, que importa a marca coreana Kia no Brasil, fez hoje uma crítica
ao sistema de cotas de importações estabelecido no novo regime
automotivo. O programa limita em 4,8 mil carros as importações sem os 30
pontos adicionais do IPI.
O problema é que a Kia importa uma média de 52 mil automóveis por ano e
terá, portanto, que bancar o IPI cheio na maioria das unidades vendidas
no país. Gandini disse ser favorável à definição de cotas baseada nas
importações feitas pelas empresas nos últimos três anos, como foi feito
no novo regime automotivo.
O empresário, contudo, defendeu que a distribuição destas cotas deveria
ser proporcional ao volume de cada marca no mercado brasileiro. Durante
evento reservado à imprensa no Salão do Automóvel, ele voltou a dizer
que a Kia foi a grande prejudicada dentro do regulamento do regime.
Segundo Gandini, a instalação de uma fábrica da Kia no Brasil ainda é um
projeto em estudo, sem definição pela montadora coreana. Depois de
vender 77 mil carros no ano passado, a Kia espera reduzir este volume
para 45 mil automóveis neste ano, mantendo o patamar em 2013.
Sem uma fábrica no Brasil, a estratégia da marca deverá ser mudar o mix
de produtos, dando foco maior a carros sem concorrentes no país, uma vez
que os veículos nacionais têm vantagens tributárias. "A marca
continuará viva, com fábrica ou sem fábrica", comentou Gandini. Ele
admitiu, contudo, que sem uma linha de produção local a Kia será
obrigada a operar em uma escala menor de vendas no país.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/10/23/kia-critica-cotas-de-importacao-do-novo-regime-automotivo.jhtm
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23 de outubro de 2012
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