quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Indicadores: Importações de roupas crescem 29,6% e exportações recuam 17,7% até setembro.


Importações de roupas acumularam 555,9 milhões de peças até setembro, resultado 20,9% maior quando comparado ao mesmo período de 2011. Em valores, foram acumulados US$ 1.646,2 milhões, resultado 29,6% maior que em 2011.

Já as exportações de roupas somaram 20,5 milhões de peças, resultado 27,6% menor quando comparado ao mesmo período de 2011. Em valores, foram acumulados US$ 110,3 milhões, 17,7% abaixo quando comparado ao mesmo período em 2011, de acordo com a MDIC/Secex.

O empresário José Luiz Gandini, que importa a marca coreana Kia no Brasil, fez hoje uma crítica ao sistema de cotas de importações estabelecido no novo regime automotivo. O programa limita em 4,8 mil carros as importações sem os 30 pontos adicionais do IPI. O problema é que a Kia importa uma média de 52 mil automóveis por ano e terá, portanto, que bancar o IPI cheio na maioria das unidades vendidas no país. Gandini disse ser favorável à definição de cotas baseada nas importações feitas pelas empresas nos últimos três anos, como foi feito no novo regime automotivo. O empresário, contudo, defendeu que a distribuição destas cotas deveria ser proporcional ao volume de cada marca no mercado brasileiro. Durante evento reservado à imprensa no Salão do Automóvel, ele voltou a dizer que a Kia foi a grande prejudicada dentro do regulamento do regime. Segundo Gandini, a instalação de uma fábrica da Kia no Brasil ainda é um projeto em estudo, sem definição pela montadora coreana. Depois de vender 77 mil carros no ano passado, a Kia espera reduzir este volume para 45 mil automóveis neste ano, mantendo o patamar em 2013. Sem uma fábrica no Brasil, a estratégia da marca deverá ser mudar o mix de produtos, dando foco maior a carros sem concorrentes no país, uma vez que os veículos nacionais têm vantagens tributárias. "A marca continuará viva, com fábrica ou sem fábrica", comentou Gandini. Ele admitiu, contudo, que sem uma linha de produção local a Kia será obrigada a operar em uma escala menor de vendas no país.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/10/23/kia-critica-cotas-de-importacao-do-novo-regime-automotivo.jhtm


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