O Complexo Portuário do Itajaí passará
a operar com navios de até 300 metros de comprimento e 40 metros de
boca nesta semana, em caráter experimental
“A confirmação da viabilidade técnica para operarmos com segurança navios desse porte em nossos canais de acesso e, principalmente em nossa bacia de evolução, é resultado de vários estudos de manobrabilidade de navios e modelagem numérica que vêm sendo realizados e tem a total concordância da praticagem de Itajaí”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. Ayres acrescenta que a conquista pode ser creditada ao trabalho conjunto das autoridades Portuária e Marítima, praticagem e terminais portuários APMT e Portonave.
A primeira operação com o novo parâmetro está programada para ocorrer na quinta-feira, com a atracação do navio MSC Luiza, de 300 metros, no terminal Portonave, em Navegantes. Entretanto, esse fato abre a novas perspectivas para que os berços da margem direita – APMT e Porto Público – também possam operar navios das novas gerações que navegam na costa brasileira. A chegada do cargueiro está programada para as 22 horas de amanhã, 03, que ficará fundeado até a manhã de quinta, com atracação programada para as 10 horas.
Bacia de Evolução – Independente da autorização para operar navios de maior porte, a Autoridade Portuária continua com os estudos para a implementação de uma nova bacia de evolução para o Complexo do Itajaí, com 450 metros de largura e que possibilitará operações com navios com até 336 metros de comprimento e 48,2 metros de boca. “Essa obra é fundamental para que o Complexo Portuário continue no mercado, uma vez que a navegação vem operando com navios cada vez maiores, o que é uma tendência mundial. Alem disso, nosso Complexo precisa estar preparado para competir de igual para igual com todos os portos do Sul do Brasil”, explica o superintendente.
Publicado no Site Oficial do Porto de Itajai
Nenhum comentário:
Postar um comentário