Em discurso na assembleia geral da ONU, a presidente criticou as políticas dos países ricos para lidar com a crise.
Nova York, EUA
Rodrigo Bocardi
Em discurso na assembleia geral da ONU, a presidente da República, Dilma Rousseff, criticou as políticas dos países ricos para lidar com a crise.
Dilma Rousseff, tratou logo de defender o governo brasileiro. Disse que o recente aumento de alíquotas de importação não é protecionismo. "Não podemos aceitar que iniciativas legítimas de defesa comercial, por parte dos países em desenvolvimento, sejam consideradas protecionismo”.
Uma defesa, segundo Dilma, contra as medidas adotadas pelos países ricos para enfrentar a crise econômica. Ela voltou a condenar os bancos centrais dos países desenvolvidos por aumentar o dinheiro em circulação, o que desequilibra as taxas de câmbio e afeta as exportações dos países mais pobres. "Com isso, os países emergentes perdem mercado devido à valorização artificial de suas moedas, o que agrava ainda mais o quadro recessivo global, fala Dilma.
Essa operação de lançar moeda no mercado para estimular a concessão de crédito e botar a economia para andar tem sido chamada de tsunami monetário pelo governo brasileiro, que não tem gostado nada dessa ideia.
Esse dinheiro acaba chegando aos países em desenvolvimento - fortalecendo as moedas locais. Real mais forte significa exportações mais caras, o que é ruim para a balança comercial.
O professor da universidade Columbia, Alberto Fishlow, argumenta que os bancos centrais americano e europeu estão apenas estimulando a economia num momento de crise. “Simplesmente representa a decisão de o Banco Central tentar estimular um pouco a demanda que está faltando nas economias avançadas”.
Para Rubens Barbosa, ex-embaixador em Washington, as medidas tomadas tanto pelos países ricos, como pelo Brasil, são legítimas. “Tanto as medidas brasileiras afetam interesses de outros países, como as medidas tomadas pelos países desenvolvidos afetam o Brasil e outros países em desenvolvimento”.
Edição do dia 25/09/2012
26/09/2012 00h25
- Atualizado em
26/09/2012 01h57Postado por G1: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/09/dilma-diz-que-aumento-de-aliquotas-de-importacao-nao-e-protecionismo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário