As
51 obras prioritárias para a infraestrutura de transporte da Região Sul
necessitam de um total de R$ 15,2 bilhões em investimentos até 2020.
“Se nada for feito, haverá um colapso na nossa infraestrutura e
logística”, alertou o presidente da Federação das Indústrias do Rio
Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, durante o lançamento do Sul
Competitivo, um estudo de 2 mil páginas que alinha 177 projetos que
podem destravar os nós logísticos, nesta segunda-feira (5), na Fiergs.
“É
preciso a união dos governos estadual e federal, dos parlamentares e do
setor produtivo para resolver os gargalos que impedem a competitividade
de toda a Região Sul do Brasil. O estudo que apresentamos mostra que o
custo de não fazer é muito maior do que os investimentos necessários
para as obras de infraestrutura apontadas”, disse Müller, segundo nota
divulgada à imprensa.
“Vamos
incluir estes projetos no Plano Estadual de Logística e Transporte do
Rio Grande do Sul, atualizado anualmente de acordo com os movimentos
econômicos mundiais e vocações produtivas do Estado, com recursos do
Banco Mundial”, garantiu o secretário de Infraestrutura e Logística do
Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, presente no evento. “Temos agora um
mapa de prioridades, ou seja, sabemos por onde começar e a dimensão de
cada etapa a ser vencida e o seu impacto competitivo”, argumentou.
Para
o coordenador da Bancada Federal, deputado Renato Molling, a iniciativa
é importante para que o setor empresarial tenha condições de igualdade
em conquistar espaço no mercado global: “O formato das Parcerias Público
Privada (PPPs) pode ser um caminho rápido e eficiente. Os recursos
públicos não são suficientes para fazer no tempo certo o que precisa ser
feito”. Molling salientou que as propostas também podem pautar as
emendas parlamentares.
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